domingo, 18 de janeiro de 2009

Vou no cavalo de papelão do carrocel

A nossa amiga Mac a doutora das hortaliças, como eu gosto de lhe chamar e ela não leva a mal, porque é uma senhora cheia ( aposto que até às orelhas) de classe, lançou lá no coiso dela, uma dúvida, que me faz esbracejar mentalmente para acompanhar.

Tentei ir ao cherne da questão, atirei-me aos lombinhos do animal e tentei segui-la. Diz ela que a vida é um cavalo sem freio nos dentes, a gente monta o bicho e o animal tanto espinoteia, como fica merda (ela é uma senhora, escreveu lerda) e não arranca do mesmo sítio.

A gente não manda no bicho, quer ela dizer, tanto faz fazer "tss, tss, tss", para ele andar, como "ai ó, ai ó" para ele parar, que o animal só anda quando quer e para quando lhe apetece.

Eu digo-lhe doutora Mac, antes fosse assim, que de cavalos sei eu. Lá na terra andava muito na égua da minha prima e com essa podia eu bem. Tinha uma varinha tirada dum caniço e quando queria que ela andasse dava com ela nas nalgas da bicha e ela andava e para parar puxáva-lhe a rédea e segredava-lhe ao ouvido, "aguenta-me ai os cavalos, ó minha vaca de lerda" e era certo e sabido que parava logo.

Voltando ao rabo do cherne, o que eu quero dizer é que montar o cavalar não é difícil, não é a isso que me apetecer comparar a minha vida. Comparo-a, é a montar o cavalo de papelão dum carrocel. A esse é que eu não posso mandar parar, ou avançar, é o homem do apito que está fora do carrocel que manda andar ou avançar e ando sempre às voltas, ás voltas a passar pelo mesmo sítio e sempre no mesmo local.

Ás vezes tenho vontade de me apiar, mas como dizem que quem se apia não volta a entrar, prefiro continuar, afinal pode ser que um dia a Hermínia queira embarcar comigo no cavalo de papelão ao meu lado, que continua livre e talvez a viagem melhore,

3 comentários:

mac disse...

Álvaro, como sempre este humor puxa-me para cima... Obrigada!

Mas olhe que a égua da sua prima, se tinha rédeas tinha freio e se tinha freio não é a vida, que nem sabe o que é isso. E de caniços nas nalgas também nunca ouviu falar, que as nalgas dela são couraçadas e nunca parou para o cavalero apanhar caniços. Quem quer caniços apeia-se e a vida desaparece no horizonte.

Agora a Hermínia... Preocupa-me, a sua Hermínia.
Olha, ofereça-lhe uma coisa inesperada. Não uma flor nem chocolates, nem um perfume nem nada dessas mariquices, antes uma coisa inesperada, Talvez ela veja de repente, esse Amor.

Álvaro disse...

Eu quero é ver a minha queri amiga drª Mac em cima não em baixo.

mas olhe que as malgas são da égua a prima Amélia é a dona e é boa rês.

Pois é a Herminia é um problema alimentar. Ando já a dar de comida a
esse sonho há um tempo.

Blimunda disse...

Deixe que lhe diga Engenheiro, você é um verdadeiro montador e a égua da vida consigo não leva a melhor.