sábado, 8 de novembro de 2008

Querida mãe



Uma senhor que não se deu a conhecer, entregou-me uma carta sua que trazia a morada errada. É preciso ter cuidado, com isso, porque ás vezes a correspondência pode ir parar onde não deve e cair nalgum poiso mal frequentado.

Eu estou bem, agora meti-me aqui num assunto que eu depois explico devagarzinho para perceber melhor, mas que é assim um espécie de correspondência, mas sem carteiro. Quer dizer carteiro há, a gente é que não o vê, anda por aí dum lado pro outro a entregar correspondência, mas pelo que parece o homem desenrasca-se bem, porque chega sempre tudo a tempo e horas.

Tenho conhecido uma gente catita, tudo gente instruída, que fala línguas estrangeiras e sabem de tudo, ele é política, ela é literatura, filosofia, são todos doutores.

Então política internacional nem falar, estão por dentro de tudo, fazem previsões, citam este e aquele, verdadeiros sabichões, até lhe digo que sabem mais que o Dr. Berguilha, lembra-se ? era o que nós chamávamos ao Celestino farmacêutico.

Eles nem sabem o nome do presidente da junta de freguesia onde moram, mas conhecem o dr.Obama como as palmas das mãos. ( O Dr.Obama é aquele preto, sem nariz de batata que ganhou as eleições na América, contra a vontade do sr pbl mas vá lá mesmo assim safou-se)

Bem vistas as coisa até nem é preciso saber grande coisa, vai-se à internet (é onde mora o tal senhor carteiro), arranjam-se por lá uns nomes e compõe-se uma cartinha, que é uma maravilha.

Por exemplo, vou experimentar escrever uma frase à inteligente

Basta recorrer ao paradigma da mestiçagem de Gilberto Freire, para perceber de onde Obama é oriundo, um pouco à laia de Pamuk que encontrou novos símbolos para retratar o choque e o cruzamento de culturas.

Isto só quer dizer que o pai do dr Obama era um barrote negro do Quénia que engatou a mãe branca do dr.Obama, mas dito à fina.

Manda-se esta coisa pelo carteiro e pronto passa-se a ser conceituado.

Este grupo, é do melhor, gente bacana, também eles chefiados por um senhor que é monhé e veio de Moçambique, a quem chamam vice-Deus. É o senhor Funes, tem uma loja de mobílias que herdou do pai e gosta muito dum escritor zarepa o Zé Borges.

Esta coisa dos menos brancos a chefiar é que está a dar, havemos de falar aí na terra a ver se o Manel cantoneiro, sim o preto cabo-verdiano, quer ir para a junta.

Já sei que a mãe gosta muito do sr. Coissoró, mas ai para junta não pode ser, só se fosse pró lugar do Cavaco.

Ele agora está nas Caldas, reformou-se mas talvez o dr. António Costa aceite.

Adeus mãe, até um dia e cuidado com a morada que pões nas cartas, andam por aí uns anónimos que são de fugir.



7 comentários:

mac disse...

Francamente, Álvaro!!

Escreve uma carta destas, só a falar de carteiros e doutores, e nem uma palavra acerca da tia Zulmira, com aqueles achaques todos, coitada...

Ainda por cima nem um beijo manda à sua mãe?!? As mães adoram beijos, vivem para isso, como deve saber muito bem.

Acho mal, isto, desculpe lá mas acho muito mal.

Alferes disse...

Tem toda a razão Álvaro! A Internet até faz o pessoal parecer inteligente. Conseguem reescrever tudo de uma forma erudita. Ex."Expõe-me com quem deambulas e a tua idiossincrasia augurarei"
(Diz-me com quem andas e te direi quem és)

"Espécime avícola na cavidade metacárpica, supera os congéneres revolteando em duplicado"
(Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar)

"Ausência de percepção ocular, insensibiliza órgão cardial"
(Olhos que não vêem, coração que não sente)

"Equídeo objecto de dádiva, não é passível de observação odontológica"
(A cavalo dado não se olham os dentes)

"O globo ocular do proprietário torna obesos os bovinos"
(O olho do amo engorda o gado)

"Idêntico ascendente, idêntico descendente"
(Tal pai, tal filho)
Lindo, não é?
Oh Funes! Então uma loja de mobílias? Podia ter dito... tive eu de comprar tudo em 2ª mão aqui ao Àlvaro! Não se faz aos amigos!

patricia m. disse...

Hehehehehehe. Gostei da sua frase bonitona, talvez a use como comentario em outro blog por ai...

;-)

O Gilberto Freyre sei quem eh, ate li o Casa Grande e Senzala, mas esse tal Pamuk ai nunca ouvi falar... Recorrerei a Wikipedia antes de copiar seu comentario, nao se preocupe. Para nao fazer papel de boba, ne.

Álvaro disse...

Patricia M.

Nem interessa nada saber quem é o Pamuk, o máximo é que tenha um nome difícil com ks e ys

Já vi que copiei mal o nome do Freyre, como tem y é melhor ainda.

Escritores portugueses , nunca ponho, acabam por ser Silvas ou Santos isso não impressiona nada.

Alferes

Falar carro assusta os canudos. mais modestos, tipo biólogos ou licenciados em engenharia dos transportes, canudos simples (entra-se pra faculdade ai com 7 ou 8 de média)

depois não lêem porque não percebem.

A linguagem a meu ver tem que ser solta e a fingir que é simples, depois mete-se as frases trabalhadas e fica porreiro

Ola drº Mac

Não faz mal que a mãe não sabe ler, é o Manel cantoneiro que lhe escreve as cartas

jg disse...

Isto por aqui promete....

pbl disse...

Alferes, obrigado.
O que eu já me ri por sua conta.

O Alarvinho, em contraponto, está uma estopada.

(Ó Privada, veja lá se faz o favor de tirar a verificação de palavras. É uma seca)

Álvaro disse...

sr, pbl não gosta de mim, anda por ai a afirmar que eu ejaculo precocemente.

Francamente eu que estou farto de passar lá pela peixaria Aquarius e vejo sempre a mesma ementa,

Esforço por acompanhar os drs, com um postazitas de cultura e pronto, já é tudo uma porcaria.

Tenho que me por ao nível do sr das mobílias mas vamos lá a ver a qualidade do material que aparece lá pelo poiso dele também não estimula nada.